zIFBoards - Free Forum Hosting
Fully Featured & Customizable Free Forums

Learn More · Register for Free
Welcome to Lotr Brasil. We hope you enjoy your visit.

You're currently viewing our forum as a guest. This means you are limited to certain areas of the board and there are some features you can't use. If you join our community, you'll be able to access member-only sections, and use many member-only features such as customizing your profile, sending personal messages, and voting in polls. Registration is simple, fast, and completely free.

Join our community!

If you're already a member please log in to your account to access all of our features:

Name:   Password:

Diorama, Gimli é cercado por orcs
Fëarnândôr Beleghîn
Posted: Dec 26 2009, 11:38 AM

Eru Illuvatar

Group: Members
Member No.: 79

Salve galera!

Este é um tópico que decidi abrir para comentar a respeito do diorama que inscrevi no concurso. Essa é uma peça que comecei a fazer há cerca de um ano, mais ou menos, e que ficou parada por muito tempo, esperando eu ter tempo e idéias para ela. Conforme o tempo foi passando as idéias foram brotando, e o concurso me animou, fazendo com que o prazo de inscrição fosse minha meta.

Gostaria de mostrar esse diorama de forma absolutamente independente do concurso, ou de seu resultado. Essa maquete foi na verdade um estudo de técnicas novas para mim, por isso já havia decidido colocá-lo aqui no fórum depois, para divulgar o que aprendi. Só esperei o concurso porque não seria justo (nem permitido) divulgar um monte de fotos de uma peça concorrente em outro tópico.

Bom, mas vamos lá. Essas são as fotos que postei no tópico do concurso, só para dar uma geral dos destaques:

user posted image

user posted image

user posted image

user posted image

user posted image

--------------------
"Quem manda não é quem fala. É quem escreve o discurso."
Fëarnândôr Beleghîn
Posted: Dec 26 2009, 11:45 AM

Eru Illuvatar

Esse diorama começou a ser construído de forma totalmente despretensiosa. Uma vez eu vi num site uma técnica para simular a textura de rochas em penhascos com gesso ou massa corrida. Decidi então fazer uma peça de teste, para ver como eu me saía. Mas é claro, eu precisava dar um sentido à coisa toda, então depois aproveitei umas miniaturas que tinha sobrando e montei um cenário.

Primeiro peguei um círculo de aço, de mais ou menos 5mm de espessura, que era um refugo de uma peça cortada a laser, que peguei da fábrica onde trabalho. Isso iria servir de base, já que é relativamente pesado, dando estabilidade.

Depois peguei um bloco de eps (isopor), desses que são utilizados na construção de lajes pré-moldadas de concreto. Trata-se de uma placa maciça de eps de mais ou menos 50,0 x 150,0 cm com uns 25,0cm de espessura. É um excelente material para a construção de cenários, pois você pode cortar e esculpir esse bloco de isopor da maneira que quiser - e depois revestir, claro.

Esse é o início, com a peça cortada e colada na base de aço (pintada de spray preto para não enferrujar):

user posted image

user posted image

user posted image

O bloco de eps foi todo cortado com cortador de isopor, o que deixa os cortes muito bem acabados, sem esfarelar todas aquelas bolinhas irritantes. Percebam que eu já deixei o espaço para o painel frontal, só não sabia ainda como iria fazê-lo.

--------------------
Fëarnândôr Beleghîn
Posted: Dec 26 2009, 11:55 AM

Eru Illuvatar

Infelizmente não há fotos intermediárias do processo - senão eu faria um tutorial. Isso porque eu não sabia se o lance iria dar certo ou não; era um teste mesmo.

Bom, mas em seguida eu revesti o eps com massa corrida. Essa massa é difícil de lidar, então logo percebi que não iria conseguir deixá-la do jeito que queria logo de cara. Então primeiro revesti a peça e deixei secar. Depois fui lixando, e aí então eu apliquei uma última camada de massa, bem fina.

Para dar a textura de rocha, fiz duas coisas: primeiro, o próprio corte do eps foi feito na tentativa de simular as escarpas e reentrâncias da rocha. Depois, com a massa corrida já quase seca, fui fazendo riscos e corte com uma espátula, e também com uma lâmina para cortes mais finos.

Depois de tudo seco, usei a velha técnica da cola com areia para fazer o solo. Usei areia mais grossa dessa vez.

Duas fotos que ilustram o resultado final da texturização da massa corrida:

user posted image

user posted image

--------------------
Fëarnândôr Beleghîn
Posted: Dec 26 2009, 12:04 PM

Eru Illuvatar

A pintura da rocha também foi um desafio. Há várias camadas de tinta. Primeiro pintei tudo de cinza escuro - tive que fazer umas três demãos com tinta diluída, para penetrar em todas as reentrâncias da massa. Depois uma sequência de drybrushes de marrom, do escuro para o claro. Depois drybrushes localizados de marrom dourado, vinho e verde, para tentar fazer estratos de rocha sedimentar (no final eles ficaram visíveis só em algumas regiões).

Então um drybrush de cinza, e depois uma seqüencia de washes. A novidade que testei foi usar um wash de tinta nanquim diluída em água, com alguma cor (marrom, no caso). Descobri que isso funciona muito bem! O nanquim é uma tinta preta muito escura, que pegou na massa corrida e grudou de um jeito formídável, fixando o pigmento muito bem. Excelente para washes com a intenção de escurecer e dar sombra a regiões de cenários. Ainda não testei em miniaturas, mas pretendo.

Uma outra coisa que fiz foi, depois de colada a grama (serragem colorida e static grass) sobre o solo, foi colar a serragem mais escura e o static grass em alguns pontos da rocha, para simular algo bem velho, cheio de limo. Pintei previamente essas áreas com tinta verde, para acentuar essa impressão. Na foto anterior dá pra ver bem isso.

O resto é história: fiz as árvores com fios retorcidos, raízes em durepoxi. Pintei as miniaturas, com todas as técnicas que expus no tutorial do Haldir. Ah, os dois orcs caídos foram convertidos, e as flechas tiveram que ser feitas, também.

--------------------
Fëarnândôr Beleghîn
Posted: Dec 26 2009, 12:10 PM

Eru Illuvatar

A "história" que acontece na cena é mais ou menos a seguinte:

"Gimli se vê cercado por orcs, quando uma flecha negra zumbe ao lado de seu ouvido, cravando em uma árvore seca. O anão abate o arqueiro antes que pudesse soltar a corda novamente, certeiro com sua acha de arremesso. Em um movimento amplo para a esquerda, degola outro inimigo, e já se prepara para erguer seu grande machado de batalha para o alto e à direita, para encontrar um orc covarde com a morte. Justo a tempo de receber o último inimgo à vista, que corre em sua direção..."

A cena registrada é justamente quando o orc está prestes a pular sobre Gimli, que está se virando para recebê-lo. Notem o orc à esquerda do anão, sentado encostado à rocha e se esvaindo em sangue; assim como o arqueiro abatido, com o machado de arremesso cravado no peito.

Aliás, esse machado deu muito trabalho de fazer: a lâmina foi limada a partir de um daqueles pedaços de metal que unem os pés das miniaturas, e o cabo foi feito de um palito de dente.

--------------------
Fëarnândôr Beleghîn
Posted: Dec 26 2009, 12:19 PM

Eru Illuvatar

Os detalhes da conversão e pintura das miniaturas é irrelevante, aqui. O que quis trazer foi mais a construção do cenário, e o que deu certo dos testes feitos.

Além do wash de nanquim, um truque legal que testei foi, depois de todo o cenário estar envernizado com verniz spray fosco, usar pinceladas de verniz brilhante sobre o sangue. Isso deixou o sangue brilhante, como se estivesse ainda jorrando. O verniz brilhante localizado também funciona muito bem quando aplicado sobre lâminas. Aliás, isso é uma técnica já muito manjada pelos pintores, especialmente os de Warhammer - principalmente os que pintam Tyranids. Só era novo pra mim, mesmo.

A placa frontal também foi trabalhosa. Peguei um pedaço de foam, e achei que podia esculpi-lo no bisturi, para formar o letreiro. Ledo engano. O que fiz então foi o seguinte: desenhei no AutoCAD o letreiro e cortei-o em uma plotter de corte (uma impressora grande que, ao invés dos carrinhos de impressão, carrega uma lâmina, e é utilizada para recortar adesivos com precisão - tenho certo acesso a uma, onde trabalho). Apliquei o adesivo sobre a placa de foam, e depois pintei com spray preto. O adesivo deixou marcado o letreiro em relevo e aí então eu só pintei por cima. Eu achei que ficou bem legal.

Por fim, colei feltro preto no fundo da base, para que não riscasse a superfície sobre a qual ficasse (eventualmente, mobília), já que o aço duro e cheio rebarbas era um risco.

Feltro na base:
user posted image

--------------------
Fëarnândôr Beleghîn
Posted: Dec 26 2009, 12:26 PM

Eru Illuvatar

Mas achei que não era suficiente. Como fiquei muito satisfeito com o resultado final do diorama, queria pô-lo em um case. Senão o diorama iria ficar exposto, pegando poeira, e limpar a poeira iria danificar a peça - o que primeiro iria pro pau seriam as flechas e o machado.

Fiz um case de vidro com base de madeira. Encomendei com um marceneiro uma base de mdf, com um rebaixo para o vidro encaixar.

Base de madeira:
user posted image

Notem o rebaixo, fresado na borda da base:
user posted image

E, claro, a base tem feltro preto aplicado no fundo, para não riscar a mobília. Principalmente agora isso é necessário, pois a peça virou um objeto de decoração.
user posted image

Mas o diorama iria se movimentar na base, e poderia se quebrar mesmo dentro do case, caso eu o decidisse transportar para algum lugar. Então comprei um ímã, pequeno mas potente, que o marceneiro habilmente embutiu na base de madeira, logo abaixo da fina camada superior de fórmica. O ímã nem aparece, mas está lá, e é ele que impede o diorama de escorregar da base.

Eu mesmo pintei a base de preto, com tinta automotiva spray preto brilhante.

--------------------
Fëarnândôr Beleghîn
Posted: Dec 26 2009, 12:32 PM

Eru Illuvatar

Encomendei então, em uma excelente vidraçaria, uma cúpula de vidro colada. O vidro teve que ser de espessura 5mm, que é o mínimo que eles precisam para gerar uma superfície de contato grande o bastante para colar. O vidro encaixa perfeitamente na base, deixando uma folga, prevista por mim. Se fosse justo o encaixe, com alguma variação de temperatura a cúpula poderia ficar presa à base.

Cúpula de vidro:
user posted image

Resultado final: ficou muito legal. Eu geralmente não fico totalmente satisfeito com os meus resultados (sempre há algo a melhorar), mas achei que esse diorama ficou bem equilibrado.

Segue abaixo algumas fotos da peça pronta:

user posted image

user posted image

user posted image

user posted image

user posted image

--------------------
Fëarnândôr Beleghîn
Posted: Dec 26 2009, 12:34 PM

Eru Illuvatar

Algumas fotos com flash, que ficaram melhores:

user posted image

user posted image

user posted image

E é isso aí, pessoal. O meu objetivo, assim como no passo-a-passo de pintura, não é me gabar, mas sim compartilhar com toda a comunidade do fórum o que venho aprendendo sobre a arte do nosso hobby. Portanto, todo feedback e discussão são muito bem-vindos.

Valeu
cool.gif

--------------------
Felipe
Posted: Dec 26 2009, 02:56 PM

Eru Illuvatar

Group: Admin
Member No.: 13

Fala Fernando!

Muito bom o seu trabalho, com certeza mereceu vencer o concurso!

Parabéns e abraços!

--------------------
Robin Hood, rouba dos ricos e dá aos pobres. Além de ladrão é viado.
caco
Posted: Dec 28 2009, 11:16 PM

Loremaster

Member No.: 425

fernando gostaria que tivesse mais fotos do passo a passo mas mesmo sem elas achei excelente o post... do trabalho entao nem se fala! biggrin.gif
bueno
Posted: Dec 31 2009, 05:17 PM

Elfo Noldor

Member No.: 256

muito bom.... depois de pronto e no vidro fica lindo
Barone
Posted: Jan 13 2010, 04:53 PM

Administrator

Group: Admin
Member No.: 1

Falar o que?
Caprichoso como sempre.
Sensacional o resultado final.

--------------------
Escrevinhamentos
Jornalismo, política, literatura e cotidianismos

Blog do Barone
Tudo sobre o Sistema D12 (Terra Média, Trincheira, Star Wars e Barão Vermelho) e Battletech

Baladas Nemurianas
Confira todo o heroismo deste high fantasy

D12 Wargame
Sistema D12 - Wargame 100% Nacional
gandalfiling
Posted: Jan 13 2010, 09:15 PM

Elfo Silvestre

Member No.: 449

incrível!maravilhoso o seu trabalho !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ohmy.gif ohmy.gif ohmy.gif laugh.gif laugh.gif biggrin.gif biggrin.gif laugh.gif
Lord Andrew
Posted: Jan 14 2010, 06:46 AM

Valar

Member No.: 307

QUOTE (gandalfiling @ Jan 13 2010, 09:15 PM)
incrível!maravilhoso o seu trabalho !!!!!ditongo,tritongo,quadrongo,pronome pessoal do caso reto!!!!

blink.gif
o q seria isso ?
tentativa de post-up ou raise-post ? ninja.gif

--------------------
A ocasião faz a necessidade ... e a necessidade faz o cidadão !!
HirstArts Molds #40, #45, #65, #201, #210, #240
Spectro
Posted: Jan 14 2010, 01:28 PM

Eru Illuvatar

Member No.: 112

QUOTE (Lord Andrew @ Jan 14 2010, 06:46 AM)
QUOTE (gandalfiling @ Jan 13 2010, 09:15 PM)
incrível!maravilhoso o seu trabalho !!!!!ditongo,tritongo,quadrongo,pronome pessoal do caso reto!!!!

blink.gif
o q seria isso ?
tentativa de post-up ou raise-post ? ninja.gif

AHEuahiauhiaeu...

Realmente mt bom esse cenário.Sem contar q serve para as visitas apreciarem biggrin.gif
0 User(s) are reading this topic (0 Guests and 0 Anonymous Users)
0 Members:
« Next Oldest | Maquetes | Next Newest »
zIFBoards - Free Forum Hosting
Free Forums with no limits on posts or members.
Learn More · Register for Free

Topic Options

Hosted for free by zIFBoards* (Terms of Use: Updated 2/10/2010) | Powered by Invision Power Board v1.3 Final © 2003 IPS, Inc.
Page creation time: 0.0341 seconds · Archive